Bolsa de Investigação para mestre - Proj. Ameijoa Japonesa
Área Científica: Ciências Biológicas e afins

Encontra-seaberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “ Identificação dos impactes da amêijoa-japonesa sobre as comunidades biológicas no estuário do Tejo; Impactes da pesca da amêijoa-japonesa”,celebrado entre a DGRM e a Universidade de Évora.

 

 

 

 

 

Requisitos de admissão: Mestrado na área de Ciências Biológicas ou afins e um Curriculum Vitae relevante em técnicas de biologia molecular aplicadas ao estudo de comunidades de nematodes marinhos estuarinos, nomeadamente em bar-coding de nematodes meiobentónicos, real-time e RFLP. Será dado preferência na seleção dos candidatos com experiência no tratamento e análise de sequências nucleotídicas e construção de árvores filogenéticas de nematodes marinhos e estuarinos, utilizando programas e ferramentas bioinformáticos (nomeadamente, ClustalX2, BioEdit, Chromas, MEGA e SimPlot) e com bons conhecimentos em inglês.

 

 

 

Plano de trabalhos: Desenvolver tarefas do projeto relacionadas com o desenvolvimento de novas metodologias para avaliar a alteração de biodiversidade das comunidades de nematodes bentónicos. Estas tarefas implicam a realização de trabalhos experimentais e seu acompanhamento e amostragem da fauna. As amostras serão processadas em laboratório através do desenvolvimento de técnicas moleculares de identificação de nematodes marinhos e estuarinos em associação da identificação morfológica e sequência de genes de nematodes individuais (barcoding).É por isso exigido algum conhecimento de identificação morfológica de nematodes estuarinos e marinhos.  As sequências obtidas para o bar-coding de nematodes serão utilizadas para a otimização da análise de dT-RFLP e ainda as amostras serão analisadas com técnicas de real-time.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011). A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Nematologia da Universidade de Évora, NemaLab e sob a orientação científica da Professora Helena Adão.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses com possibilidade de renovação com início previsto para fevereiro de 2016.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão avaliação curricular (100%) e eventualmente entrevista, particularmente em situação de desempate (avaliação curricular 70% e entrevista 30%).  

 

 

 

Composição do Júri de Selecção: Maria Helena Soares Martins Adão (Presidente), Manuel Galvão Melo e Mota (1º Vogal) e Isabel Maria Oliveira Brito (2º Vogal).

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Biologia do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 Dezembro de 2015 a 13 de Janeiro de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 15 de Janeiro de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações e duas cartas de recomendação.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

 

 

Profª Helena Adão

 

Departamento de Biologia da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

e-mail: hadao@uevora.pt

De 30.12.2015 a 13.01.2016